A psicoterapia familiar e de casal está relacionada ao tratamento realizado por um profissional especialista com a finalidade de utilizar técnicas e ferramentas adequadas no auxílio de conflitos e dificuldades apresentados na interação relacional do grupo e o vínculo entre os seus membros.

Geralmente as sessões poderão durar de uma hora até uma hora e meia, quinzenalmente ou mesmo semanal dependendo da necessidade do casal ou família.

Inúmeros fatores são motivos para a procura de terapia de casal, dentre eles traições, agressões verbais e/ou físicas, sexualidade, educação dos filhos, divergências na administração financeira e tudo que se relaciona a insatisfação de um ou ambos no convívio dos variados aspectos envolvidos na rotina conjugal.

A terapia familiar é indicada quando há necessidade de adaptação familiar em situações como: aprender a lidar com o adoecimento de um membro (transtornos e patologias de ordem mental e/ou física, como exemplo a dependência química, os transtornos alimentares, de ansiedade e de humor, o câncer, o HIV, a Aids); aprender a enfrentar qualquer situação nas diferentes fases do desenvolvimento do ciclo vital (o novo casal, o nascimento dos filhos, os filhos pequenos, os filhos adolescentes e jovens, a fase adulta, lançando os filhos e família com membros idosos); e qualquer demanda geradora de perturbações na interação familiar.

Casais e famílias que procuram a psicoterapia necessitam de ajuda na identificação dos problemas e no auxílio para saírem do círculo vicioso em que estão aprisionados relativos aos padrões interacionais disfuncionais. A finalidade do tratamento é colaborar com a conquista ou reconquista de relações funcionais respeitosas pautadas na harmonia e na saúde. Casais, independente do estado civil, podem buscar ajuda incluindo casais de namorados, noivos ou que partilham uma vida a dois. Inclusive a escolha pelo processo da terapia poderá ser a busca de orientações preventivas para uma melhor convivência.